Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

O poder da "linhaça"

Já imaginou se existisse um alimento capaz de proporcionar inúmeros benefícios, nas mais diversas fases da vida, ajudando 
naprevenção e combate de inúmeras patologias, 
do rejuvenescimento das células até mesmo 
prevenção e combate ao câncer?

Pois acredite, esse alimento existe e atende pelo nome de linhaça.

A linhaça é um dos alimentos mais ricos em ômega 3, por isso, é responsável por prevenir doenças cardiovasculares, e evitar coágulos ao diminuir as taxas de colesterol total e de LDL colesterol (ruim) e aumentar as de HDL colesterol (bom).

- Dicas de Consumo: 
  • Os benefícios da linhaça se potencializam quando a semente é moída ou triturada, já que sua casca é resistente à ação do suco gástrico e passa sem sofrer digestão no tratogastrointestinal. Um modo fácil de quebrar as sementes é passá-las levemente em um liquidificador. Guardar em pote bem fechado, de preferência de vidro opaco, no refrigerador, e ao abrigo da luz por até três dias Também pode ser utilizada no último cozimento do feijão ou sopa.
  • Na rotina alimentar as sementes podem ser adicionadas a iogurtes, saladas, sucos, vitaminas e sopas.
  •  Outra opção é germiná-las. A farinha pode ser usada em receitas de pães e massas, em geral para aumentar sua quantidade de fibra.
  • É possível também substituir o óleo ou gordura de uma receita por óleo de linhaça. Outra substituição interessante é trocar 1 ovo por 3 colheres (sopa) de linhaça, para dar liga ou consistência.

- Ações da Linhaça no Organismo:

  • Ácidos Graxos: Destacam-se por seu potencial preventivo. Reduzem o colesterol total e o LDL, e a pressão arterial confirmando seu efeito cardioprotetor. O óleo de linhaça é fonte de ALA (ácido alfa linoléico) que previne a hipercolesterolemia, trombose e ainda reduz a agregação plaquetária. O ômega 3 inibe a formação de mediadores pró-inflamatórios. 
  • A ingestão do óleo é uma alternativa para o tratamento de deficiência lacrimal.Reduz a inflamação ocular, alivia, ainda, sintomas da artrite reumatóide, psoríase, esclerose múltipla e lúpus.
  • Indicado para peles secas, manchas, acne, espinhas e eczema.
  • Sua ação antioxidante, o faz potente contra a formação de placas de ateroma, além de reforçar o sistema imunológico.  
  • É ainda coadjuvante no tratamento da depressão, melhora as funções mentais de idosos e de pessoas com problemas de conduta (esquizofrenia).

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

Leve-nos com você


ANutricionista.com

Perfil

Minha foto
Camila Caldeira
Nutricionista formada pela faculdade Ingá-Mgá. Pós-graduada em Terapia Nutricional pela Necpar.
Ver meu perfil completo

  ©Alimentação Saudável - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo