Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Você sabe quais alimentos ajudam a diminuir o " Mau Humor "

Os alimentos nos ajudam em muitas coisas até no nosso humor, lógico nem da para ponderar e acreditar que muito chocolate vai curar a depressão, mas se ficamos muito tempo sem nos alimentarmos ocorre uma diminuição na liberação de serotonina, substância química responsável pela transmissão dos impulsos nervosos entre os neurônios. Essa diminuição causa aquele mau humor insuportável e aquela deprezinha. Por ai dá para se ter uma idéia em como o alimento pode ajudar.

A pessoa que se alimenta mal tende a ser mal humorado, pois o organismo libera mais cortisol, hormônio que ajuda a aumentar as taxas de açúcar do sangue e que, em alta quantidade, causa mau humor. Com isso os carboidratos nos ajuda como combustível do cérebro é a glicose, que é o produto da digestão dos carboidratos. Portanto, os carboidratos geram energia e são responsáveis pelo bom funcionamento da mente.

Por isso usar na alimentação muito açúcar não é muito bom e por isso devemos diminuir o máximo possível o uso de açúcar refinado na nossa vida, e no Reino unido o projeto  Food and Mood (algo como Alimentação e Humor), o açúcar refinado é o pior inimigo do seu bem-estar. Isso acontece porque a absorção dele é muito rápida, causando um pico repentino de euforia, mas cai muito rápido essa concentração de glicose, diminuindo a energia do corpo ai você volta a sentir mau humor e moleza.

Por isso devemos priorizar na nossa alimentação os alimentos que ajudam a ativação e o aumento de liberação de alguns neurotransmissores ligados ao humor, como a serotonina. Pois é na alimentação correta ajuda na regulação do humor, já que a falta de alguns alimentos e seus respectivos nutrientes pode levar a mecanismos que levam a ficar mau humorado.

Mas existem alimentos que nos ajudam a ter o emocional mais em equilíbrio, e um deles você já deve ter ouvido falar muito e o famoso "ômega-3", ácido graxo que equilibra as quantidades de dopamina e serotonina no cérebro (duas substâncias responsáveis pela sensação de felicidade).
 Peixes gordos de água fria, como o salmão e o arenque, são fonte de ômega-3 e devem ser incluídos na sua dieta, em pacientes de depressão eles fazem parte no tratamento.

Abrandando a irritação o chocolate aparece como uma alternativa, e nele predomina a teobromina um estimulante que aumenta a liberação de serotonina e, consequentemente, a sensação de bem-estar. Mas vá com calma, porque o chocolate também contém glicose e gorduras e isso também ajuda a diminuir o alto astral.

Estão ligadas diretamente a ter bom humor as vitaminas, mas o melhor é se obter a sua necessidade diária através de alimentação, devido que os suplementos são indicados apenas nos casos em que há problemas na absorção ou quando a dieta deixa a desejar. 

Saiba um pouco, a vitamina C age na absorção do ferro, o mineral está presente nos glóbulos vermelhos, responsáveis pela oxigenação do organismo, e as vitaminas do complexo B ajudam na síntese dos neurotransmissores. Por isso se falta vitamina C, isso compromete as funções do organismo causando e aumentando seu mau humor.

- Alguns alimentos legais para a fonte de vitaminas que ajuda no humor:

  • Óleo de girassol ele é fonte de ômega-6.

  • Pimenta, atum e lentilha, fornece vitaminas do complexo B, usadas na síntese dos neurotransmissores e atuantes na transformação de glicose em energia.

  • Arroz integral ele contem carboidratos completos e você deve dar preferências para esses carboidratos pois contem cromo.

  • Carne fornece aminoácido triptofano e proteínas. O tripofano e um dos elementos que forma a serotonina, e a proteína ainda possui a tirosina, outro aminoácido, que tem relação com a adrenalina (neurotransmissor que afeta o humor), mas você deve preferir sempre carnes magras.

  • Ricas em magnésio e potássio, minerais que afastam a fadiga e trazem o bom humor é a semente de abóboras por isso deve estar na alimentação.

  • Rica em selenio, que está relacionado á regulação do humor por isso consuma castanha do Pará.

  • Agrião,laranja e acerola fornecem vitaminas C, consuma cru, devido que no cozimento e a exposição à luz oxidam a vitamina, fazendo-a perder as propriedades.
 

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

Leve-nos com você


ANutricionista.com

Perfil

Minha foto
Camila Caldeira
Nutricionista formada pela faculdade Ingá-Mgá. Pós-graduada em Terapia Nutricional pela Necpar.
Ver meu perfil completo

  ©Alimentação Saudável - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo