Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Compulsão por açúcar, o que fazer?

O açúcar faz parte da dieta da maioria dos brasileiros. Doces, deliciosas sobremesas e bebidas que precisam ser adoçadas requerem a utilização de açúcar, ou a sua substituição.

Mas o açúcar pode gerar um hábito difícil de ser eliminado e que atrapalha muitas dietas. Entenda um pouco mais sobre o açúcar no emagrecimento.
 
O açúcar cria um hábito nas pessoas, por isso é tão difícil de tirá-lo totalmente. "Mas com esforço conseguimos viver bem com poucas quantidades. Precisamos nos controlar".  Podem existir fatores orgânicos que levem a um grau de dependência física pelo açúcar ou somente fatores psicológicos que nos levam a um forte impulso ao seu consumo, por trazer lembranças confortáveis e sensações positivas. Mas não há estudos que comprovem a dependência psicológica por doces.

Segundo nos  nutricionistas podemos substituir o doce por frutas, por alimentos lights, por chocolate 70% cacau e frutas secas e desidratadas como, por exemplo, nozes, amêndoas, macadâmia e castanha-do-Pará. "Todos esses alimentos auxiliam no equilíbrio dos níveis de glicemia no sangue, ajudando assim, a diminuir a vontade louca por doces".

Os doces mais calóricos são aqueles com preparação de açúcar refinado, creme de leite e amanteigados. Algumas vezes as receitas podem ser adaptadas trocando o açúcar por adoçantes próprios para culinária.

Mas para emagrecer, nem sempre o açúcar tem que ser eliminado totalmente da dieta. "Devemos evitar ao máximo as preparações com o açúcar refinado e fazer a substituição dele por frutas e açúcar orgânico mascavo".
 
O açúcar refinado e os encontrados nas balas e doces sobrecarregam o pâncreas, que é uma glândula responsável pela produção da insulina - um hormônio transformador do açúcar (sacarose) em glicose. A glicose em excesso vira gordura e se acumula no organismo, causando doenças cardiovasculares como, obesidade, diabetes, hipertensão arterial, entre outras.

O açúcar vem da cana, que é rica em minerais e vitaminas.  "Em compensação, o açúcar refinado é necessitado de todos os nutrientes e age mais como uma droga. Passa rapidamente através da parede do estômago, causando níveis de açúcar no sangue a subir e depois cair o pique. Com isso, em poucos dias, seu corpo torna-se fisicamente dependente e aí parar de consumir o açúcar pode ficar muito difícil". 


Fonte: CyberDiet

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

Leve-nos com você


ANutricionista.com

Perfil

Minha foto
Camila Caldeira
Nutricionista formada pela faculdade Ingá-Mgá. Pós-graduada em Terapia Nutricional pela Necpar.
Ver meu perfil completo

  ©Alimentação Saudável - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo