Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Aproveite os nutrientes dos alimentos!

Os nutrientes presentes nos alimentos é o que vão garantir à nossa saúde alimentar, e muitas vezes, alguns de nossos hábitos fazem com que perdemos um pouco desses nutrientes. Por esse motivo seguem algumas dicas simples para você aproveitar tudo de saudável que os alimentos podem oferecer.

- Dê preferência por consumir os vegetais crus. Dessa forma preservam-se as fibras, as vitaminas e os minerais, que no cozimento é reduzido. Quando for preciso cozinhar, utilize as panelas à vapor. Os legumes e tubérculos devem ser cozidos com casca, porque a casca funciona como uma barreira de proteção. Além disso, quanto menos picados forem os alimentos, menor a exposição e, portanto, menores são as perdas.

- Prefira o azeite de oliva extra virgem, que mantém as propriedades funcionais deste tipo de gordura. Utilize para temperar saladas, regar refogados prontos, ou seja, não aqueça o azeite, pois dependendo do tempo de aquecimento, ele muda a estrutura. Para frituras é melhor usar o óleo mesmo.

- Beba café em quantidade moderada, o café traz benefícios se consumido na medida certa e malefícios se consumido em excesso. Beba até 3 xícaras de café preto, não ultrapasse isso. Muitas vezes o hábito de tomar cafezinhos mascara a sede e impede o consumo de um copo de água.

- Frutas que podem ser consumidas com casca, como maçã, pêra, laranja (parte branca), não as descasque, pois a maior parte das fibras está na casca, ou em bagaços, etc.

- Evite utilizar panelas de alumínio, pois liberam metal pesado que favorece o envelhecimento. Panelas de inox, antiaderentes, porcelana ou vidro são os tipos mais indicados.

- Alimentos com teor reduzido de gorduras são mais saudáveis e pode ser usados regularmente. Leite e iogurte desnatados, margarina light, gelatina diet, dentre outros, são mais saudáveis do que os convencionais.

- Não exagere no consumo de congelados e enlatados, que geralmente são ricos em sódio, prefira sempre o alimento o mais natural possível.

- Na hora da compra, a seleção também é importante. Uma boa aparência dos alimentos assegura uma boa oferta de nutrientes. Frutas e vegetais machucados, batidos ou com picadas de insetos, carnes esverdeadas com textura e odor não característicos são indícios de que estão impróprios para o consumo.

- Observe a aparência, cor, textura e odor. No caso dos industrializados, recomenda-se não comprar produtos com embalagens abertas e latas amassadas ou estufadas.

- Descongele a comida na geladeira, retirando-a do congelador com certa antecedência.
 
 
Fonte: Cyber Diet

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

Leve-nos com você


ANutricionista.com

Perfil

Minha foto
Camila Caldeira
Nutricionista formada pela faculdade Ingá-Mgá. Pós-graduada em Terapia Nutricional pela Necpar.
Ver meu perfil completo

  ©Alimentação Saudável - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo