Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

“Que o teu alimento seja teu remédio e que teu remédio seja o teu alimento”

Para se ter boa saúde, é preciso alimentação adequada para nutrir nosso organismo e proporcionar tudo o que é necessário para garantir o seu bom funcionamento. 

Por meio dos alimentos, podemos suprir o que o nosso organismo necessita, mas é importante que estes alimentos sejam cultivados de forma natural sem agressões tóxicas, como pesticidas e agrotóxicos e sejam manipulados sem aromas artificiais, corantes sintéticos, longo transporte etc.  

Hoje, a maioria das pessoas se alimenta mal, comendo às pressas, com poucas porções de frutas e legumes frescos e dando preferência para sanduiches, frituras, produtos refinados e muito industrializados. Normalmente estes produtos não são nutritivos, ou perdem muito de seus nutrientes no processo de preparação. 

Ao longo dos anos, com o progresso e a tecnologia, o homem ganhou muito em conforto, mas perdeu bastante em termos de alimentação saudável.

Dois pontos são importantes em qualquer dieta: quantidade e qualidade. Para o metabolismo diário, precisamos de água,vitaminas, minerais, gorduras, proteínas, carboidratos e fibras.

  • As vitaminas as substâncias que, quando introduzidas no organismo, desempenham importante papel na manutenção da saúde, no crescimento, na defesa e na nutrição. São essenciais à saúde e não são fabricadas pelo organismo.  

  • Os Minerais funcionam juntamente com as vitaminas, ativando o funcionamento das enzimas, peças-chaves das reações químicas/metabólicas, e possibilitam que o corpo realize de forma precisa suas atividades. São elementos de vital importância para a vida.
  •  
     
  • As gorduras também fornecem energia e são indispensáveis para o bom funcionamento do nosso organismo. Elas fazem parte de todas as células de nosso corpo, inclusive as células nervosas (neurônios). Sem os ácidos graxos nossas glândulas teriam grande dificuldade de produzir os hormônios necessários a muitas funções vitais.

    • As proteínas são responsáveis pela construção das células e fornecimento de energia. É bom lembrar que as proteínas que melhor funcionam para a conservação e recuperação da saúde são as  procedentes de fontes vegetais. Sua carência atrasa o crescimento, enfraquece os músculos, diminui a resistência a doenças, causa anemia, nervosismo, problemas vasculares, como varizes, hemorróidas e derrame cerebral. Além disso, reduz a imunidade e a saúde da pele, dos cabelos e das unhas.  

    • Elemento essencial à vida do homem,o mais abundante de todos, a base da alimentação humana. Os carboidratos podem ser chamados de açúcares. Os açúcares, quando consumidos refinados, além de possuírem um teor nutricional vazio, em excesso podem gerar doenças muito sérias, como a diabetes, obesidade, hipoglicemia, colapso das glândulas supra-renais etc. Quando consumidos de forma integral e moderadamente, contêm boa quantidade de nutrientes e podem ser convertidos em energia e calor, sendo transformados em menor quantidade em gordura.

    • Quando os alimentos são ingeridos na sua forma integral, como a natureza os fez, contêm certas substâncias que não são digeríveis as fibras. Apesar de não parecer, elas têm valor, pois são excelentes estimulantes das paredes intestinais, favorecendo o movimento do intestino e contribuindo contra a prisão de ventre. Além disso, a fibra previne o câncer de cólon, ajuda na redução do colesterol e no controle dos níveis de glicose sanguínea (glicemia).

    Faça da sua alimentação o item mais importante da sua vida, alimentando-se de 
    forma consciente,sempre levando em conta os nutrientes que oferecem 
    e que suprirão seu organismo com tudoo que ele
    precisa para se manter saudável.

    Seja o primeiro a comentar ;)

    Postar um comentário

    Leve-nos com você


    ANutricionista.com

    Perfil

    Minha foto
    Camila Caldeira
    Nutricionista formada pela faculdade Ingá-Mgá. Pós-graduada em Terapia Nutricional pela Necpar.
    Ver meu perfil completo

      ©Alimentação Saudável - Todos os direitos reservados.

    Template by Dicas Blogger | Topo